CURITIBA: EVOLUÇÃO URBANA E TRANSPORTE

19 de maio de 2015 por keyimaguirejunior

(Cronologia apresentada no Tribunal Regional do Trabalho como parte da

13ª Semana de Museus, 2015 – 18 de maio de 2015)

1683: Curitiba, a cidade no primeiro planalto

1887 a 1912: bonde de mulas do Alto da Glória ao Batel

1896: 18 km de linhas, 150 mulas, 18 km/h

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1906: estação na Eufrásio Correa

1910: início da eletrificação das linhas

1912 a 1952: bonde elétrico

1913: bondes a mula transformados em reboque dos elétricos               e todas as linhas saem da Eufrásio Correa

1922: 26 km de linhas eletrificadas

1923: autorização para emissão de apólices para compra dos bondes

1928: operam bondes e ônibus

1938: bondes transportam 11 milhões de passageiros, os ônibus 2,6

Décadas 30 a 50: operam ônibus Ford com carroceria de madeira

Décadas 40 a 50: operam lotações Dodge, Fargo, de Soto e outras

1945 a 1950: desativação dos bondes

1955: regulamentação do transporte coletivo por Ney Braga

1960: ingresso da marca Mercedes Benz

1964: alargamento da Mal.Deodoro pelo Prefeito Ivo Arzua

1965: Plano Preliminar de Jorge Wilhelm e criação do IPPUC

1968: Plano Preliminar de Transporte de Massa

1971: começo da implantação do Plano Diretor prefeito Jaime Lerner

TRT 22

Década de 70: implantação do calçadão da Rua XV, ônibus expresso e cores diferenciais

1973: o ônibus expresso se torna nacional e internacionalmente conhecido

1981: segunda fase da RIT

1983: ingresso da URBS como gerenciadora do sistema

1991: primeiras “Linhas Diretas”: o “Ligeirinho”

BIBLIOGRAFIA

– CAMARGO, Denise de et allii. A história do sistema de transporte coletivo de Curitiba; 1887/2000. Curitiba, Travessa dos Editores, 2004.

 FOTOS:

– as mulas são da Prefeitura, o verso da foto tem a data de 1940

– desenho de Domingos Bongestabs

 

 

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