VISITAS AOS PAÇOS DO CONSELHO

23 de março de 2015 por keyimaguirejunior

Em 12 de novembro passado, postei neste blog sobre os Paços do Conselho – ou Casas de Câmara e Cadeia – do Paraná. Sendo um dos capítulos mais interessantes da Arquitetura Brasileira, sempre procurei por eles – ou elas – nas viagens, seja pessoais, seja com estudantes. Tenho então um acervo de fotos dessas visitas, do qual vai aí uma amostra. As leituras recomendadas são as mesmas do post mencionado.

1 – LAGUNA, EM SANTA CATARINA

Construção de 1747, na Praça Da Bandeira. Interessante volumetria, fazendo supor construção em duas etapas não muito bem adaptadas. Abriga o Museu Anita Garibaldi. Acho que a foto é de 1973.

LAGUNA

2 – GOIÁS, EM GOIÁS

É talvez a mais “legível” das Casas de Câmara e Cadeia brasileiras, o restauro mantém os espaços com características originais bem evidentes, apesar do Museu das Bandeiras nele instalado. Implantação privilegiada, no alto de uma praça que é das mais bonitas do país, numa cidade que também é das mais bem conservadas e poéticas: a Vila Boa de Goiáz, de Cora Coralina. Construção de 1766.

GOIAS

3 – SALVADOR, NA BAHIA

Construída no século XVII, passou por várias reformas. Arquitetura altamente representativa das Câmaras brasileiras, por ser a da capital da colônia. (A foto é de 1974)

162

4 – CACHOEIRA, NA BAHIA

Construção iniciada em 1698. Implantação a cavaleiro da praça, arquitetura sóbria e imponente.

CACHOEIRA

5 – IGARASSÚ, EM PERNAMBUCO

Informação oral atribui a construção à segunda metade do século XVIII. Observe-se na obra de restauro em andamento (foto de 1974) a simulação das sacadas.

IGARASSÚ 3

6 – ALCÂNTARA, NO MARANHÃO

Construção de fins do século XVIII. Reciclado, funciona com agência da Caixa Econômica Federal. Tem diante de si raro pelourinho em pedra com as armas do Império. Compõe a paisagem da monumental praça rodeada de sobrados de tipologias maranhenses. Foto de 1974, em processo de tratamento.

ALCANTARA

7 – OURO PRETO, NAS MINAS GERAIS

Construída a partir de 1782, é a mais imponente, seja pelo edifício em si seja pela posição na Praça Tiradentes. Representa o poder local dos camaristas, e confronta com o Palácio dos Governadores em frente, arquitetura de empostação militar da metrópole. Abriga um dos melhores museus históricos do Brasil, o da Inconfidência. Foto da Marialba em 2014.

OURO PRETO

8 – MARIANA, NAS MINAS GERAIS

Construção de 1782, participa do mais imponente conjunto da arquitetura colonial brasileira: em frente da São Francisco e o outro lado da praça ocupado pela NS do Carmo. Foto de 1982.

MARIANA (1)

9 – SANTA BÁRBARA, NAS MINAS GERAIS

Não localizei data de construção. Há poucos anos ainda funcionava como cadeia, atualmente está em obras de restauro para abrigar museu. Fica junto da Matriz de NS da Conceição, que tem o melhor teto da arquitetura colonial brasileira. Foto da Marialba em 2014.

STA.BARBARA

10 – TIRADENTES, NAS MINAS GERAIS

Construção de 1730. A primeira foto é de 1982, a segunda de 2007. A notícia, de fins de 2014, na Isto é.

TIRADENTES E1TIRADENTES (1)

TIRADENTES E3

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: