A VOLTA DO NICOLAU

19 de setembro de 2014 por keyimaguirejunior

A republicação facsimilar das sessenta edições do Nicolau, no mínimo, o torna acessível a quem não o acompanhou na sua trajetória original – que, pela importância, merece permanecer nas bibliotecas de pesquisa.

Tenho meus elogios e, como nada é perfeito, reparos a essa reedição. Gosto da pouca redução do formato, que o torna mais manuseável – e por isso mesmo, não gosto das caixas com fascículos; por mim seriam três volumes encadernados como livros. E, principalmente, PRINCIPALMENTE, com índices para consulta: onomástico, temático e autoral. Procurar uma poesia da Dna.Helena ou um texto sobre as Reduções Guaranis requer folhear a coleção inteira! A redução tornou o visual mais denso, mais bonito, o papel de boa qualidade – o que nem sempre aconteceu nas edições originais, dá mais destaque ao visual – onde pontificam, com a diagramação do Guinski, alguns dos nossos melhores artistas.

Dá prá dizer que não só está tudo mundo lá como também que está tudo lá – nossas preocupações com o Paraná e com o mundo, no período. Na fase final, só o mundo interessa e, sabe-se, quem canta o mundo não canta necessariamente sua aldeia.

SM 8

Como minhas dezoito colaborações abordam um dos temas que estão entre os principais deste blog – os quadrinhos – aí vai uma relação – isto é, uma parte mínima dos índices que faltam.

(O primeiro número é a edição, o segundo, a página.)

02/20 (objeto-cartum) O sapato da sádica e o da masoca

05/03 (carta) Quadrinhos: momento de decisão

08/22 (texto) Cronologia dos quadrinhos no Paraná

13/12 (apresentação) Quadrinhos de Fritz Winters

15/22 (apresentação) Josnath de Xavier e Dunke

16/23 (fotografias) Muros das pixações

17/03 (carta) Sobre a Gibiteca de Curitiba

18/03 (apresentação) Quadrinhos do Cortiano

19/20 (apresentação) Grafismos de Lionel Andeler

21/24 (apresentação) Alceu Chichorro

24/02 (carta) Que livro levar para qual ilha deserta?

24/14 (cartum fotográfico) Quem nasceu primeiro?

28/04 (entrevista) Flávio Colin

38/24 (apresentação) Will Eisner, por Edson Bueno

41/10 (pesquisa de imagens) Angelo Agostini

41/31 (cessão de original) Tira do Gui

43/24 (apresentação) Quadrinhos de Wilhelm Busch

46/26 (apresentação) Quadrinhos de Hans Nobauer

Folha

Observações:

– falei do Nicolau e de algumas de suas irmãs, polacas como ele, no post “A falta que elas nos fazem”;

– e como não posso deixar passar uma chance de encher o saco com isso, É URGENTE FAZER UMA REEDIÇÃO FACSIMILAR DA “ILUSTRAÇÃO PARANAENSE”!!!

– os dois cartuns fotográficos deste post são da época das colaborações para o Nicolau, mas não cheguei a mandá-los à redação. Eu sou a favor da libertinagem de imprensa, mas numa publicação oficial, enfim…

– ah, sim: a folha é do Elvo, prá ser colocada diante das partes pudendas de uma escultura que estavam incomodando algumas pessoas…

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: