O CARTAZ DO QUADRINHO

14 de abril de 2014 por keyimaguirejunior

Só há duas instituições de nível superior em Curitiba com alma: a Embap e a UFPR. As demais são campus sem alma. (Eu mesmo fiz essa frase, e achei que tem muita citabilidade…)

E foi por isso que, em 1975, o presidente do Diretório Estudantil da Belas Artes, Humberto Boguszewski ( atualmente prof. da UFPR) me encomendou uma exposição sobre quadrinhos – coisa que ainda não se fizera nesta cidade.

Eu tinha, então, um acervo de muitos cartazes sobre gibi – o que daria, como deu, uma bela mostra. Encomendei umas montagens simples, nas quais os cartazes foram colocados com plástico, sem colar – a solução mais barata possível. Mas mesmo assim, com um custo para o meu bolso, visto que não havia patrocínio. Os cartazes foram vendidos pelo preço dessas montagens, tipo ressarcimento, não ganhei coisa alguma com isso.

12-Embap 1975

Antes que a mostra abrisse, falei dela a várias pessoas, e umas tantas, me deram mais cartazes ainda – já estava passando a moda da decoração com posters, cultura pop, essas coisas.

Daí a grande furada da exposição: uma das pessoas não estava me doando cartazes, mas emprestando – e, quando descobri isso, todos já tinham sido vendidos… Já procurei essas peças até no país de origem, mas não existem mais. Foi um vexame sem volta.

A documentação deste post foi produzida por mim, em slides e negativos B&P. Só a Ebal publicou uma dessas fotos, num noticiário sobre HQ, numa contracapa do Batman…

ImagemImagem

ImagemImagem

 

