CARTUNS FOTOGRÁFICOS que ninguém quer publicar

22 de fevereiro de 2014 por keyimaguirejunior

Vinha eu subindo a Rua Ermelino de Leão, da BPP para casa, quando uns latidos me assustaram, por muito próximos. Era um pequinês – na época, início dos anos sessenta, uma raça muito prestigiosa – que punha a cara entre os vazados amarelos de uma área de serviço e se esgoelava a latir. Ficava engraçado, sem orelhas, aquela cara redonda com olhos brilhantes… Da outra vez em que passei por ali, levei a câmera e fiz essa foto – que foi, por muito tempo, minha preferida.

Imagem     Décadas mais tarde, comecei a fazer “cartuns fotográficos” e considerei o cãozinho como o primeiro. Mas o conceito não se enquadrava: o pequinês era uma “situação cartunística fotografada” – o que é muito diferente de cartum fotográfico, quando se ajeita objetos que são insólitos em si, ou pela composição ou pela proximidade, para fins de um registro fotográfico.

Em situação de exposições, pode valer o arranjo em si, independente de registro. Temos então o objeto cartunístico. Quando se pode ter a participação parcial ou total de um bom corpo feminino, melhor ainda – fica mais atraente, mais instigante, mais bonito.  (E não tem essa conversa feminista retardatária de “objetificar o corpo” – ao contrário, são os objetos e coisas que, em presença do corpo, se humanizam e ganham vida, tornando mais expressiva a foto e a idéia do cartum.

Com a evolução do Keynews, inventei um blog paralelo – o “Minhasartes” – para os cartuns fotográficos que venho produzindo há, sei lá, décadas. Mas afinal acho que essas coisas, conquanto tenham sido publicadas, em parte em livros e catálogos, ainda não foram reunidos em livro – que eu gostaria muito de ver publicado.

Então estou transferindo todo o conteúdo do “Minhasartes” para cá – e aí ficarão até outra alternativa.

digitalizar0001 (13)Livros semelhantes ao que eu gostaria de fazer:

– CARELMAN, Jacques. Catálogo de objetos inviáveis. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1976.

– CARELMAN, Jacques. Catálogo de objetos impossíveis. Barcelona, Cecisa, 1990.

– Catálogo. Farnese/Objetos. Curitiba, MON/CosacNaify, 2005.

– PECCINI, Daisy V.M.(org). Objeto na arte: Brasil anos 60. São Paulo, FAAP, 1978.

Observação: o segundo “cartum fotográfico” foi inspirado numa antiga história do Carl Barks: Tio Patinhas e Pãoduro McMoney desenrolam suas bolas de barbante numa planície africana, numa verificação de quem é o mais rico…